sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

ONE DIRECTION TÊM MUITAS LIÇÕES DE MARKETING NO SEU VIDEOCLIPE DE “KISS YOU”

                          

One Direction, uma pequena boyband que você talvez tenha ouvido sobre, lançou recentemente o videoclipe para o seu mais novo single, Kiss You, que contêm algumas lições para os marketeiros que tentam atingir uma audiência adolescente, de como dominar a mídia social para alimentar a nostalgia e construir um laço emocional com os fãs.

O vídeo é um retrocesso, com inspiração de “Jailhouse Rock”, do Elvis, marinheiros dos anos 40, filmes de surf dos anos 60, e mais. Não é um segredo que a geração Y já estão nostálgicos pelos bons e velhos dias (até mesmo quem os nunca vivenciou), mas eles não querem viver inteiramente no passado. Eles gostam de misturar o melhor da era passada com a idade digital atual. Os adolescentes estão em uma fase de explorar de onde a cultura pop vem; achando maneiras de trazer o passado para as suas vidas atuais, e permitindo que eles se sintam parte da sua era favorita quando as coisas eram mais simples.
O vídeo também é cheio de piadas internas – apenas os fãs conseguirão identificar todas elas. É um jogo para os Directioners, que amam demonstrar o seu conhecimento sobre os garotos entre si. Minutos após o lançamento do vídeo, os fãs estavam tuitando sobre Zayn usando bóias nas cenas de surf (ele não sabe nadar) e Harry cobrindo os seus “mamilos extras” (ele tem mais dois ‘mamilos’ no seu peito e brinca que ele tem quatro mamilos). O vídeo é um gigante quebra-cabeça, desafiando os fãs a encontrarem as referências escondidas e encorajando eles a assistir o vídeo diversas vezes para descobrir mais e mais. Isso talvez soe um pouco obsessivo, os mínimos detalhes, mas estão ao nível de conhecimento que as fãs têm sobre os membros da banda. Os garotos não têm segredos dos seus fãs – eles são livros abertos, e adolescentes esperam o mesmo nível de honestidade e abertura das marcas que eles amam.
Talvez, a maior lição que os marketeiros podem tirar da 1D é de não se levar tão a sério. Eles passaram por diversos rumores sobre o relacionamento de Louis e Harry, com os fãs brincando que eles eram o “casal” Larry Stylinson. Ao invés de se preocuparem com o que esse tipo de rumor poderia fazer com a sua imagem junto com a sua base de fãs feminina, os garotos entram na brincadeira. Em uma cena do videoclipe, Harry canta o refrão, “Let me kiss you,” para Louis enquanto os outros membros da banda estão fazendo caras hilárias atrás deles. É um dos momentos no qual se você não está ciente da piada, você talvez nem note, mas os fãs amam e têm compartilhado capturas e tuitando sobre isso. O resultado é uma profunda conexão emocional com os fãs, porque eles estão na brincadeira com a banda.
O vídeo não só quebra barreiras e sustenta a atenção dos fãs, e também é compartilhável, ajudando a alcançar um público mais amplo, uma vez que se espalha online como fogo. Os fãs estavam querendo ser os primeiros entre os seus amigos a postar sobre as brincadeiras e referências. Uma mãe de uma garota adolescente disse que os jovens estavam tentando encontrar maneiras de contar todos os detalhes para fãs que ainda não tinham assistido. Com esse tipo de dedicação, não é uma surpresa que o vídeo instantanemente ficou no topo dos Trending Topics no mundo do Twitter.
Mas uma marca não precisa ser uma banda para alcançar tal legião de fãs. Pegue algumas dicas com a One Direction e talvez os adolescentes também estarão gritando pela sua marca.
Fonte: Media Post
Tradução e adaptação: Equipe One Direction Brasil

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